17 de dez de 2015

*O radioamadorismo é um hobby ou esporte?

Meus amigos Radioamadores,

Um "radioamador" fez um comentário que o apagão no whatsapp irá ser bom para o radioamadorismo, porque os radioamadores estarão mais ativos no rádio do que no whatsapp.
Esse papo que está rolando sobre o apagão no whatsapp nos sites se trata de uma liminar judicial imposta por um juiz careta, pois bem... não vai ser um apagão de um aplicativo que vai me afastar do radioamadorismo, aja vista que o radioamadorismo na minha opinião não é um hobby é um esporte.

O radioamadorismo é um hobby ou esporte?
Hobby é atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo.
Então, o que é esporte?
Esporte é a prática metódica, individual ou coletiva, de competição ou qualquer atividade que demande exercício físico, mental e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da mente e/ou competição "praticar faz bem à saúde física e mental"
Resumo: hobby é apenas um passatempo, esporte não!!!
Esporte é competição como: (CONTESTES), disciplina é como: (técnica e ética operacional), modalidades é como: SSB, CW, AM, BPSK—31, RTTY, JT65, JT9, OLIVIA, etc, etc...
Nós que praticamos o radioamadorismo temos funções dentro desta prática, ou seja, somos QRPistas, DXistas, CWblistas, um pouco de cientistas, entendemos um pouco de eletrônica, construtores e por aí vai...
Somos iguais aos caçadores de animais sendo que nossas caças é totalmente diferente ou seja, caçamos as expedições de DX, caçamos as IOTAS, os faróis, ficamos horas tentando marcar uma figurinha rara. E o que ganhamos com isso?
Ganhamos a satisfação e o prazer de contestar e de colecionar figurinhas raras que são os cartões de QSL de todos os continentes e de lugares totalmente desconhecidos. Perseguimos incansavelmente os cobiçados e venerados diplomas, DXCC, WAZ, WAS, WPX, WAB e outros... fora as majestosas e cobiçadas placas de Honor Roll para expor nas paredes de sua estação assim como os caçadores colocam as cabeças de suas caças também penduradas e expostas como troféus.
O que eu aprendi no radioamadorismo?
Geográfica, física, ética, técnica de operação, sobre o que é propagação, reflexão, geometria, inglês, espanhol, um pouco de eletrônica, ou seja um pouco de cada.
Então, como posso dizer que o radioamadorismo é apenas um hobby (passatempo), não posso!!!
Para quem não entendeu absolutamente nada deste texto, eu vou simplificar, ou seja, vou ser curto e objetivo: Quando você inicia no radioamadorismo sem objetivos ele é apenas um hobby, mas... quando você enxergar objetivos no radioamadorismo ele se torna um esporte ele se torna um desafio e esporte é desafios hobby não.
Pense nisso? Saí da rotina? Busque objetivos dentro da prática do radioamadorismo.
PY1RJ — Márcio - São Gonçalo - RJ

Nenhum comentário: